São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebeldes tchetchenos aceitam discutir paz

Presidente tártaro será mediador

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Rússia e os separatistas tchetchenos concordaram ontem em negociar uma solução para o conflito com a mediação da república autônoma russa da Tartária, que fica junto aos montes Urais.
O presidente tártaro, Mintimer Chaimiev, anunciou que vai negociar o conflito como representante da Rússia. A maior parte da população tártara, assim como a tchetchena, é muçulmana sunita.
O líder dos separatistas, Djokhar Dudaiev, vai enviar um representante para preparar as negociações. Dudaiev disse que aceita negociar com russos somente se o líder tártaro tiver poder de decisão.
O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, anunciou no domingo a suspensão das atividades militares na Tchetchênia e a disposição para negociar o conflito de 16 meses. Os separatistas não aderiram à trégua de Moscou. Houve ontem bombardeios no vilarejo de Chalaji.
Candidatura
O presidente Ieltsin se registrou ontem oficialmente como candidato à reeleição, apresentando 1,372 milhão de assinaturas.

Texto Anterior: Corte admite morte induzida
Próximo Texto: Casa Branca critica agressão a mexicanos; Tribunal de Contas da Espanha investiga PP; Direitistas sul-africanos condenados a 26 anos; Estudante é acusado de pirataria eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.