São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
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Empresa quer vender 25% fora da Europa

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A estratégia da francesa Renault para os próximos anos é diversificar mercados. A empresa quer vender 25% de tudo o que produz fora da Europa.
No ano passado, 85% de todos carros produzidos ficaram no mercado europeu. Apenas 241 mil unidades foram comercializadas em outros continentes.
Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, o objetivo da Renault não é ganhar espaço nos disputados mercados do Japão e EUA.
Na avaliação da Renault, o custo de entrada nesses mercados é desproporcional ao resultado que seria possível alcançar.
O Japão continua, na visão da empresa francesa, muito fechado para as marcas estrangeiras. E nos EUA, somente o mercado das picapes e vans oferece índices de crescimento e rentabilidade interessantes.
Resultado: a Renault decidiu concentrar seus esforços nos mercados emergentes, com destaque para a América do Sul.
A decisão de instalar uma fábrica no Paraná para produzir 120 mil Mégane por ano a partir de 99 faz parte dessa estratégia.
Na avaliação da marca francesa, o mercado brasileiro, que já é o sétimo do mundo, deve crescer cerca de 50% nos próximos dez anos e chegar a 2 milhões de veículos vendidos em 2005.
A Renault se prepara para abocanhar 8% desse mercado. Em toda a América do Sul, o objetivo é vender 220 mil veículos por ano.O Brasil tem uma forte potencial de crescimento, na visão da Renault. Existem apenas 90 veículos para cada mil habitantes brasileiros. Na França, essa relação é de 500 carros para mil habitantes. E a frota é velha, com idade média de 11,2 anos, contra 6,7 anos na França.

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