São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Palmeiras exibe pontaria nos chutes

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A eficiência dos atacantes palmeirenses no primeiro turno do Campeonato Paulista levou o time a praticamente marcar um gol a cada dois chutes que deu com direção correta.
Nos jogos acompanhados pelo Datafolha, a equipe acertou, em média, 8,8 chutes no gol adversário e, no total, fez 61 gols em 15 jogos, com média de 4,06.
Assim, o Palmeiras marcou 1 gol a cada 2,2 chutes certeiros.
É comparando com outros ataques que se nota a eficiência dos jogadores palmeirenses nas finalizações.
Por partida, a equipe de Novo Horizonte acertou 8,5 vezes o gol adversário, mas precisou acertar 7,5 vezes para marcar 1 gol.
Em geral, são chutes fracos, feitos de longa distância e que não dão muito trabalho para o goleiro adversário, diferentemente das conclusões do Palmeiras.
A jogada palmeirense mais comum -que resultou em mais gols- acontece pela esquerda, com os atacantes trocando passes rápidos, e a finalização sendo, geralmente, da grande área, sem muitas chances para o goleiro.
Além dos gols assinalados, a equipe ainda conquista sete escanteios, o que lhe garante uma nova oportunidade de marcar quando não acerta na primeira tentativa feita.
O Novorizontino só consegue quatro escanteios por partida, já que suas finalizações não demandam maior preocupação da defesa adversária.
A Portuguesa, vice-campeã do primeiro turno, é o clube que mais se aproxima do Palmeiras em grau de eficiência.
Os jogadores da equipe marcam a cada 2,6 chutes que acertam em seus jogos, um desempenho 15% mais fraco do que o palmeirense.
O Corinthians, segundo melhor ataque do campeonato, com 37 gols, precisa chutar 24% mais vezes do que os palmeirenses para conseguir um gol.
Uma das desvantagens do Corinthians é a pontaria.
O Palmeiras chuta 17 vezes por partida, e o Corinthians, 16. Mas, enquanto o Palmeiras acerta 53% dos chutes que dá, o Corinthians acerta 44% de suas finalizações, e a Portuguesa, 43%.

Próximo Texto: Luizão tem o maior acerto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.