São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monólogo narra a última noite de Florbela

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Um colar de contas de marfim e uma cigarreira esmaltada em vermelho dão o toque da poetisa portuguesa Florbela Espanca na peça "Florbela Espanca - A Bela do Alentejo", que estréia hoje no Teatro Cândido Mendes (Ipanema, zona sul do Rio).
Os objetos pertenceram à poetisa e acabaram nas mãos de Miguel Falabella, diretor do espetáculo, e de Zezé Polessa, a atriz que interpreta Florbela no monólogo escrito por Maria da Luz.
"Pela biografia de Florbela, soubemos que o colar havia sido herdado pela filha de uma amiga da poetisa, que morava no Brasil. Acabamos descobrindo onde ele estava", conta Falabella.
O monólogo mostra a última noite da poetisa, antes do suicídio. Às vésperas de completar 36 anos, na noite de 7 para 8 de dezembro de 1930, Florbela Espanca revê sua vida, entre doses cada vez maiores de Veronal -remédio que tomava para dormir.
A vida marcada por episódios dramáticos é relembrada: a mãe, engravidada aos 14 anos pelo pai, cuja mulher não podia ter filhos, os três casamentos, os dois abortos, a morte, num acidente de avião, do irmão Apeles, com quem mantinha uma relação quase incestuosa.
O monólogo partiu de uma peça sobre a poetisa escrita pela produtora teatral e professora de literatura Maria da Luz, há vários anos estudiosa da vida de Florbela. A peça, que previa a encenação com dez atores, foi reduzida.

Peça: Florbela Espanca - A Bela do Alentejo
Direção: Miguel Falabella
Com: Zezé Polessa
Onde: Teatro Cândido Mendes (r. Joana Angélica, 63, telefone 021/267-7295) Quando: estréia hoje, dia 5 de abril. De quin à sáb, às 21h, dom, às 20h
Quanto:R$ 18 (qui) e R$ 20 (sex a dom)

Texto Anterior: Tornatore faz seu melhor filme
Próximo Texto: 'Acid samba' de Fernanda Abreu chega ao Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.