São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rosa Passos mostra face compositora

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Ela canta baixinho, toca violão e adora bossa nova. A comparação com João Gilberto não é nova, ficou comum quando ela lançou "Curare" (91) -álbum que reunia standards do estilo.
Tentando mostrar seu ecletismo, a cantora baiana Rosa Passos traz em seu terceiro disco, "Pano prá Manga", sambas, baladas, composições próprias e parcerias.
"O disco é contemplativo e pretende a unir a intérprete com a compositora", disse.
O álbum tem arranjos simples e combina violão, piano e voz. Reúne baladas, como "Verão" e "Barcos", sambas como "Pano prá Manga" (parceria com Paulo César Pinheiro) e "Samba com Pressa" e participações especiais.
Chico Buarque divide os vocais com Rosa em "Com Açucar, com Afeto". Já Ivan Lins empresta a voz em "Abajur Lilás", que compôs com ela e Fernando de Oliveira.
A cantora regravou clássicos: "É Luxo Só", de Ary Barroso e "Chovendo na Roseira", de Jobim.
A primeira gravação de Rosa em disco é hoje uma raridade, o álbum "Recriação" (79), saiu de catálogo sem nunca ter sido editado em CD.
Nesta época, Rosa tocava João Gilberto, seu principal referencial. "É uma honra hoje compararem meu trabalho com o dele. É por causa do violão, da sutileza das letras, da delicadeza das melodias."
Em "Curare" (91), Rosa deu ênfase à interprete, trabalhando basicamente canções da MPB. "Festa" (93) marcou sua presença como compositora, criando sambas-canções, marchinhas e escrevendo arranjos.
"Quero partir agora para a conquista do público, sei que o retorno imediato é difícil quando o trabalho é sério."

Disco: Pano prá Manga
Lançamento: Velas
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: 'Acid samba' de Fernanda Abreu chega ao Japão
Próximo Texto: Jambêndola faz fusão do regional com a música pop
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.