São Paulo, sábado, 6 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opção busca saída para crise

DA REPORTAGEM LOCAL

As opções de venda de produto são mais uma tentativa de fugir às políticas agrícolas que dependem dos recursos do Tesouro.
Desde o início dos anos 80, vários setores da economia buscaram novas formas de financiamento. Mas a agricultura ficou para trás. "A culpa é, em parte, do governo, que passou a adotar políticas discricionárias em relação ao setor", diz Guilherme Dias.
Com a abertura promovida pelo governo Collor, parte do setor foi "plugado" ao mercado internacional. No caso de alguns produtos, como o frango, o setor processador e exportador passou a fornecer recursos para o produtor.
As grandes empresas de insumos (adubos, fertilizantes etc) também começaram a financiar.
Isso ocorre basicamente nos produtos ligados ao setor externo. Nos demais, persiste o problema de como levantar recursos.
Outra alternativa é a venda antecipada do produto, por intermédio de dois tipos de títulos, um da Bolsa de Cereais e outro do Banco do Brasil.

Texto Anterior: Estudo quer novo seguro
Próximo Texto: Citricultor quer negociar dívida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.