São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Melancia no pescoço; Efeito retardado; Confusão interna; Plágio privatista; Estratégia Garrincha; Morte lenta; Shakespeariano; Por um fio; Lamento presidencial; Desgraça alheia; Âncora ameaçada; Imperialismo ianque; Tanque furado; Realidade virtual; Galã de Páscoa

Melancia no pescoço
Tão logo o Congresso vote o Orçamento, nesta terça, o governo bota nas ruas uma exposição itinerante com as grandes obras programadas até 1999. Todas as capitais estão no roteiro. Quem viu, garante: é ficção pura.

Efeito retardado
FHC avisou o Congresso que não vai deixar ninguém "fernandizar o governo". Trata-se de uma referência a Collor. Segundo o presidente, "nem todos os Fernandos são iguais". Essa comparação o irrita muito.

Confusão interna
O governo culpa a oposição, mas ainda não bancou o final da reforma da Previdência por temer os votos de aliados em alguns destaques. O PPB é o mais alvoroçado. O problema é o mesmo com a Lei de Patentes.

Plágio privatista
Contratados a peso de ouro, consultores que fizeram a avaliação da malha oeste da Rede Ferroviária Federal limitaram-se a copiar boa parte de documentos oficiais. Palavra do TCU. O BNDES já foi notificado.

Estratégia Garrincha
Inocêncio Oliveira avisa: ninguém combinou com ele trocar a presidência da Câmara pela liderança do governo com Luiz Carlos Santos (PMDB-SP). Nem com ele, nem com Michel Temer e Paes de Andrade.

Morte lenta
O conselho da Zona Franca de Manaus nada decide há 15 meses. Segundo Amazonino Mendes, por culpa de José Serra (Planejamento), que cancela as reuniões marcadas por Cícero Lucena (Políticas Regionais).

Shakespeariano
Análise de um cacique tucano sobre a resistência de outros líderes do PSDB em aprovar a reeleição para FHC. "É um sentimento humano. Quem não gostaria de ter o apoio de um presidente e de uma moeda popular?"

Por um fio
O Excel escapou da "Maldição do Sivam". Deram-se mal o assessor de FHC Francisco Graziano, o embaixador Júlio César, o brigadeiro Mauro Gandra e o senador Gilberto Miranda. A última vítima foi o secretário de Comércio dos EUA, Ron Brown.

Lamento presidencial
FHC enviou uma carta ao presidente dos EUA, Bill Clinton, lamentando a morte do secretário de Comércio, Ron Brown. "De personalidade forte, ele foi um amigo do Brasil", diz a mensagem do Palácio do Planalto.

Desgraça alheia
Para analistas econômicos, a "doença da vaca louca" beneficiará a exportação brasileira de farelo de soja, um dos alimentos principais de frangos e porcos. O preço e a demanda do farelo de soja devem aumentar.

Âncora ameaçada
O exportadores brasileiros de frango deverão ganhar com a "síndrome da vaca louca". O problema é que pode aumentar o preço do frango, o herói do Real, no mercado interno. Mas a carne de boi pode ficar mais barata.

Imperialismo ianque
Zé Dirceu levou para férias nos EUA o filho Zeca, que teve durante a clandestinidade no regime militar. Após se reunir com os núcleos de Washington e de Nova York, o presidente do PT deverá se render ao pedido do filho para visitar a Disneylândia.

Tanque furado
O ministro Pedro Malan (Fazenda) descobriu o motivo do aumento abusivo nos preços da gasolina. As pessoas ainda não sabem o que fazer com a liberdade recém adquirida. O ministro não abastece o próprio carro.

Realidade virtual
O governo segurou até o último minuto o aumento do preço dos combustíveis, previsto para o meio de março. Só para comemorar a menor taxa de inflação desde 1958 -0,23% segundo a Fipe. O repique vem em abril.

Galã de Páscoa
O xerife dos preços Luiz Paulo Vellozo Lucas chamou a imprensa para falar do aumento da gasolina em plena Sexta-Feira da Paixão. Segundo a Fazenda, só queria refletor. É candidato a prefeito de Vitória (ES).

TIROTEIO
Do deputado federal Delfim Netto (PPB-SP), sobre a indústria automobilística:
- O que a indústria automobilística prometeu de investimentos para mim nos meus treze anos de ministro é maior do que o PIB dos EUA. Eles continuam prometendo, e nós continuamos acreditando.

Próximo Texto: Questão de conveniência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.