São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antes tarde...; Antes nunca...; Ora veja, isto é...

MARCELO LEITE

Antes tarde...
A revista "Imprensa" descobriu que o jornalismo brasileiro adotou a chapa branca, no governo Fernando Henrique Cardoso, como destacou na capa da edição de fevereiro. É o que vem sendo dito neste espaço desde meados de 1994, quando a então ombudsman Junia Nogueira de Sá acusou a Folha de fernando-henriquismo.

Antes nunca...
A Folha talvez seja o jornal que mais critica FHC, mas costuma fazê-lo no acessório, enquanto concorda no fundamental. No último dia 28, deu destaque na pág. 1-4 para o texto "Banda do Café Photo toca em festa da neta do presidente", que explicava tratar-se de "casa de prostituição de luxo". O próprio texto qualificava o fato de "coincidência", mas a Secretaria de Redação, em resposta a críticas de leitores, identificou nele "interesse jornalístico". O único interesse que enxergo aí é o de atingir o presidente da República.

Ora veja, isto é...
Luiz Eduardo Toledo Ferraz tem olhos de lince. Identificou coincidência de 26 palavras entre a "Carta ao Leitor" da revista "Veja" de 6/3/96 e a nota "Da Redação" da "IstoÉ" de 13/3/96: "Ensina-se nas escolas de jornalismo que cabe às revistas semanais de notícias tão-somente resumir os fatos da semana que passou. VEJA (ISTOÉ) não acredita que sua função (missão) seja essa." Se a "IstoÉ" pretendeu dar uma estocada na concorrente, aludindo aos próprios furos, foi sutil demais.

Texto Anterior: NA PONTA DA LINHA
Próximo Texto: Orçamento é eixo da campanha gaúcha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.