São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é investimento

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Investimento é o grupo de despesa do Orçamento no qual o governo federal tem mais liberdade para gastar. É de onde sai o dinheiro para, por exemplo, a construção de estradas, escolas e açudes.
O investimento não é um tipo de gasto obrigatório. O Executivo é autorizado pelo Congresso a investir em centenas de programas, mas tem liberade para alocar os recursos apenas naqueles que considera prioritários.
Já os gastos com custeio e pessoal são menos "comprimíveis". Simplesmente porque o governo não pode deixar de pagar os funcionários ou a conta de luz.
Assim, a Folha optou por comparar os investimentos dos ministérios para medir as prioridades do governo federal.
Foram selecionados os cinco ministérios civis que mais investiram em 95: Transportes, Educação, Meio Ambiente, Planejamento e Saúde. Daí calculou-se quanto cada pasta investiu por Estado.
Foram comparadas verbas de programas de investimento estaduais. Programas nacionais e regionais não foram computados porque o demonstrativo do Tesouro Nacional não indica os Estados que receberam as verbas desses tipos de programa.
As tabelas com os demonstrativos de investimentos por ministério e por unidade da federação foram extraídos dos computadores da Comissão Mista de Orçamento pelo gabinete do deputado federal Paulo Bernardo (PT-PR), a pedido da Folha.
(JRT)

Texto Anterior: Verbas para RS subiram mais
Próximo Texto: Seja marginal, seja herói
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.