São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até índios estão contestando

GEORGE ALONSO
DO ENVIADO ESPECIAL A PESQUEIRA (PE)

Pelo menos seis xucurus -entre eles agricultores aceitos pelos índios como sendo xucurus- estão contestando suas próprias terras.
Aparecem na lista das 136 contestações já feitas junto à Funai. Eles, porém, se dizem enganados pelo Sindicato Rural de Pesqueira. Teriam acreditado em propaganda enganosa de rádio dos fazendeiros.
Um deles é Alexandre José da Cruz, 75, dono de 18 hectares, que se diz índio embora não aparente ("pai e mãe eram índios, meus filhos são corujinhas, e se não sou índio não tenho o que fazer").
"Saiu no rádio adoidado. Quem não levasse documento ia pular da terra. Tive de dar xerox e assinar papel", disse ele, analfabeto.
Outro caso: o de José Vicente Ferreira de Lima, 67, branco "casado com uma índia" e analfabeto. "Se alguém mandar eu entregar bilhete pedindo prum matador me apagar, vou lá e entrego pro cara."
O presidente do sindicato, Páudijo Queiroz, rebate e estima em 30 os "índios" que contestaram. "Quem foi, sabia o que era. Alguns que se dizem índios têm medo que a terra fique para a União. Terra de índio é da União."
(GA)

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Tribo guerreou contra Paraguai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.