São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribo guerreou contra Paraguai

GEORGE ALONSO
DO ENVIADO ESPECIAL A PESQUEIRA (PE)

Originalmente, os xucurus viviam na foz do rio São Francisco. Com a chegada dos portugueses, foram sendo expulsos para o interior de Pernambuco e Alagoas.
A cada século foram perdendo suas terras, mesmo aquelas para as quais fugiram (como a região de Pesqueira). Há registros oficiais de sua existência, por exemplo, em documentos de 1671 e de 1749, que revelam conflitos com os brancos.
Em 1865, catequizados, cerca de 82 xucurus participaram como voluntários da Guerra do Paraguai. Por isso, teriam recebido garantia da posse de suas terras da Princesa Isabel. Nunca foi achado documento comprovando esse acordo.
Em 1879, os índios se retiraram temporariamente da área devido à seca. No mesmo ano, seu aldeamento foi considerado extinto e as terras vendidas ou cedidas. Os xucurus voltaram e ficaram imprensados entre inúmeras fazendas.
Até hoje a área é um mosaico dividido entre índios e não-índios. Em 1983, para a Funai existiam 2.292 xucurus. Hoje, estima em 4.700. Já o chefe do posto da Funai em Pesqueira diz que existem 7.200 xucurus.
(GA)

Texto Anterior: Até índios estão contestando
Próximo Texto: 'Dou minha terra se tiver índio lá'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.