São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
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Consultoria discute o "cliente sedutor"

Empresa ensina a se defender de assédio sexual

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Ousados, os "clientes sedutores" estão por toda parte -mas só se manifestam para profissões que lidam diretamente com o público, como atendentes e vendedores.
Sua marca é o assédio sexual em relação a quem os atende. O assunto merece um capítulo à parte no treinamento de uma consultoria de São Paulo, a Idios.
A empresa atende oito empresas, entre elas grandes clientes, como a rede de videolocadoras Blockbuster -que tem 14 unidades em São Paulo- e a de lojas de roupa de shopping Taupys -11 unidades.
O treinamento ensina a lidar com situações embaraçosas sem perder de vista a venda.
"O principal objetivo é detectar a necessidade verdadeira do cliente da loja", resume Alberto Simões Filho, 39, gerente da Idios.
Um dos métodos é fazer com que as pessoas representem as duas situações -de cliente assediador e de atendente assediado.
"Fazemos um estudo vivencial", diz Márcia Correia, 33, também gerente da consultoria, que aplica dinâmicas de grupo e estuda ainda outros tipos de cliente -como apressados, introvertidos, abertos e até os chatos.
Quem contrata o "treinamento anticantadas" aprova a idéia. "Você às vezes coloca uma menina bonitinha para vender, mas ela maltrata o cliente na primeira situação desse tipo", diz Lilly Lima, 28, gerente da Taupys.
"Deveria haver esse tipo de treinamento em todos os ramos, mas principalmente aqui, onde lidamos mais com o público."

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