São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996 |
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Consultoria discute o "cliente sedutor" Empresa ensina a se defender de assédio sexual LUÍS PEREZ
Sua marca é o assédio sexual em relação a quem os atende. O assunto merece um capítulo à parte no treinamento de uma consultoria de São Paulo, a Idios. A empresa atende oito empresas, entre elas grandes clientes, como a rede de videolocadoras Blockbuster -que tem 14 unidades em São Paulo- e a de lojas de roupa de shopping Taupys -11 unidades. O treinamento ensina a lidar com situações embaraçosas sem perder de vista a venda. "O principal objetivo é detectar a necessidade verdadeira do cliente da loja", resume Alberto Simões Filho, 39, gerente da Idios. Um dos métodos é fazer com que as pessoas representem as duas situações -de cliente assediador e de atendente assediado. "Fazemos um estudo vivencial", diz Márcia Correia, 33, também gerente da consultoria, que aplica dinâmicas de grupo e estuda ainda outros tipos de cliente -como apressados, introvertidos, abertos e até os chatos. Quem contrata o "treinamento anticantadas" aprova a idéia. "Você às vezes coloca uma menina bonitinha para vender, mas ela maltrata o cliente na primeira situação desse tipo", diz Lilly Lima, 28, gerente da Taupys. "Deveria haver esse tipo de treinamento em todos os ramos, mas principalmente aqui, onde lidamos mais com o público." Próximo Texto: Loja orienta a pedir socorro aos gerentes Índice |
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