São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motor passa por grande teste hoje, acha diretor

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DO ENVIADO A BUENOS AIRES

O grande teste do motor Peugeot, que empurra o Jordan de Rubens Barrichello, pode acontecer hoje, no GP da Argentina de F-1.
Segundo Pierre-Michel Fauconnier, diretor esportivo da fabricante francesa, o traçado de Buenos Aires não favorece seu propulsor.
"Em Interlagos, que exige muita força do motor, ele correspondeu, o que já é bom. Aqui, em uma pista que pede menos velocidade, ele terá que mostrar versatilidade. Se conseguirmos, será melhor ainda", declarou.
O sucesso no Brasil ele atribuiu mais ao carro do que ao próprio motor. "O chassi é correto, e a equipe trabalha muito bem", disse, negando que sua chegada ao comando, no final do ano passado, tenha alterado alguma coisa.
O outro lado
O português Leonel Castro, engenheiro de motor de Barrichello, nega a versão do chefe. "Ele mudou bastante nosso sistema de trabalho. Ele conhece mais a fábrica. Esse relacionamento é importante", disse, fazendo alusão ao antecessor de Fauconnier, o ex-piloto Jean-Pierre Jabouille.
Jabouille era tido como uma pessoa muito ligada à área esportiva e de pouco diálogo com a fábrica. Essa pode ser a explicação do desenvolvimento do motor Peugeot ter empacado em 95.
Para Fauconnier, o principal problema é o que ele mesmo chamou de "brutalidade". "As respostas são abruptas, e isso prejudica a durabilidade", declarou.
Alguns problemas ainda parecem insolúveis para os técnicos franceses, como a perda de pressão no sistema pneumático do comando de válvulas.
O time chegou a alterar o projeto do carro, instalando um duto até o bico, onde pode ser ministrada uma carga de ar comprimido durante uma parada nos boxes.
"Esse é um problema crônico, mas cuja solução já estamos alcançando", afirmou.
"Quanto mais o motor melhorar, mais confiança o time e o projetista, principalmente, sentirão nele. É a nossa meta para 97."
Fauconnier confirmou que o atual modelo A12 terá uma evolução "leve" a partir do meio da temporada.
(JHM)

Texto Anterior: Jordan quer uma vitória ainda em 96
Próximo Texto: Sem Irvine, papel de Barrichello aumenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.