São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especuladores obtêm lucros

DA REPORTAGEM LOCAL

As inundações também podem facilitar a ação de especuladores.
"Há imobiliárias que compram os imóveis a preços baixos logo depois das inundações e os revendem, depois de alguns meses, por valores bem mais altos para quem não conhece a região", diz o empresário Jesimiel Seluque, que é diretor da Defesa Civil no Butantã.
Ele conta que as empresas "dão uma 'garibada"' nas casas antes de revendê-las. E mesmo com alta margem de lucro, os preços continuam inferiores aos praticados em regiões próximas.
"Casas na região do Jardim Ivana e Jardim Neide, que valem R$ 60 mil, chegam a ser vendidas por R$ 10 mil por moradores que querem fugir das inundações."
O próprio Seluque, em 1985, enfrentou problema desse tipo. Ele comprou um terreno no Jardim Ivana para instalar sua fábrica de autopeças. Achou o preço bom.
O que ele não sabia era que o terreno fora comprado por uma imobiliária logo após a enchente que havia atingido a região no ano anterior. "Até 1990, não houve inundações. A partir daí, elas aconteceram em todos os anos."

Texto Anterior: Mercado deve ajudar combate
Próximo Texto: Feira mostra novidades da construção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.