São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inventores estão à espera de patrocínio

JENNIFER SKIPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Revólver mata-moscas, pulseira anti-ronco, alarme para mala... Se você já bolou uma engenhoca -como estas, que já estão no mercado-, e deixou o projeto engavetado, talvez este seja o momento de reconsiderá-lo como uma forma de ganhar dinheiro.
Inaugurada há quatro anos, a loja Expo-Genius é o reduto dos inventos malucos que passaram por Carlos Mazzei, 33, dono.
São produtos de utilidade geral. A loja vende e expõe mais de 200 itens, metade deles nacionais.
"Queremos incentivar os inventores brasileiros a divulgar seus produtos e aprimorar o mercado de criação nacional em relação ao exterior", afirma Mazzei.
Para isso, Mazzei fundou também, em 1992, a Associação Nacional dos Inventores (ANI), da qual é presidente. A ANI, com 486 associados hoje, ajuda o inventor a comercializar a criação.
À espera de um patrocinador de seus protótipos está o inventor Paulo Toshio, 46. Suas criações? Um pente com sugador de água e um secador de corpo.
"Meu problema era com as toalhas de casa. Nos tempos de chuva, muitas ficavam dias penduradas no varal. Com meus inventos, problemas como chuva e higiene seriam eliminados. Uma boa para hotéis e cabeleireiros."
O engenheiro eletrônico Eduardo Ivalo da Silva Prado, 43. Prado inventou o Isso-Air (esterilizador de ar) e investiu US$ 300 mil: "Vendi apartamento, carro, terreno, mas valeu".
Prado teve ajuda da ANI para divulgar seu produto. Participou da feira de inventos Eureka na Bélgica, em 95, e teve o segundo lugar.

Onde encontrar - Expo-Genius: (011) 852-0124; ANI: (011) 881-3699.

Texto Anterior: INDICADORES
Próximo Texto: Associação põe mulheres no mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.