São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura destaca o cinema francês

DA REPORTAGEM LOCAL

A TV Cultura apresenta nesta semana uma programação especial sobre cinema francês. A partir de terça, a emissora exibe documentários sobre a produção no início do século, os principais cineastas e a evolução das salas.
A programação começa com "Cinema do Bairro dos Pêssegos", um especial que conta a história da produção cinematográfica francesa (a partir de 1900).
O documentário foi produzido com imagens de época, dramatizações e depoimentos de historiadores e até de pessoas que participaram da montagem dos primeiros estúdios na cidade de Montreuil-sous-Bois.
Na quarta, a emissora apresenta "A Nouvelle Vague por Ela Mesma", enfocando o movimento que revolucionou o cinema da França a partir de 1957.
O documentário traz depoimentos dos cineastas Jean-Luc Godard, François Truffaut, Henry Langlois, Claude Chabrol, Jean Rouch e Jean-Daniel Pollet. Os diretores falam sobre seus trabalhos e traçam um perfil do movimento.
O terceiro e último especial, que vai ao ar na quinta, destaca a evolução das salas de exibição na França. "Quem Ama a Vida Vai ao Cinema" começa abordando a primeira projeção, realizada por Louis Lumière.
O documentário reúne depoimentos de profissionais ligados às grandes redes de exibição no país. Diretores, como Jean Renoir, também lembram das crises que afetaram a produção.
Os especiais serão exibidos às 22h30. Na sexta, a programação continua com "Vivre Libre", um show com a cantora francesa Catherine Ribeiro. No sábado, a "Sessão de Cinema Francês" apresenta "Os Visitantes da Noite", de Marcel Carné.

Texto Anterior: "Mininovela é produto de luxo"
Próximo Texto: "Roda Viva" entrevista Skármeta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.