São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
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CARTAS

* "Influenciado por uma reportagem publicada pelo caderno sobre os carros da Volvo, com especial destaque para a segurança e robustez, aliadas ao conforto, comprei o modelo 850 Turbo, no valor de US$ 82 mil.
No dia 14 de março, ao contornar uma rotatória, abri demais a curva e bati, com a roda dianteira, no meio-fio. Para meu total espanto, em vez de rasgo no pneu e uma roda amassada, o que houve foi um desarranjo da suspensão.
Estou com um carro com menos de 200 km rodados parcialmente destruído. Ainda estou arriscado a pagar R$ 3.000 de franquia, com perda de bônus se o seguro for acionado."
João Claudio Freitas (São Paulo, SP)

Resposta
A Volvo informa que reitera a posição tomada pela concessionária Vocal.
A montadora esclarece que a partir das avaliações realizadas no veículo do cliente, tanto pela equipe técnica da revenda, quanto pelos seus técnicos, não há nada no carro que possa caracterizar erro de projeto, de montagem ou falha de materiais.
A Volvo explicou que, no caso específico deste acidente, os técnicos observaram que o choque atingiu, além da roda e do pneu dianteiro, peças como o semi-eixo dianteiro direito, a travessa dianteira, o braço do estabilizador e mesmo a caixa de direção.
A Volvo esclareceu ainda que embora algumas das peças atingidas sejam móveis, elas não foram projetadas para resistir a impactos diretos ou em ângulo contra barreiras indeformáveis, principalmente levando-se em consideração a velocidade e o peso do carro.
A Volvo explicou também que o projeto dos componentes citados prevê deformação ou quebra em casos de choques maiores, para evitar que eles entrem na cabine e venham a ferir os passageiros.

* "Obtive informações de que uma determinada pessoa ligada à General Motors, de São Caetano do Sul, estaria comercializando veículos novos, daquele fabricante, de maneira estranha.
O procedimento é o seguinte: basta efetuar um depósito em banco e enviar por fax cópia do CPF e da carteira de identidade do pretendente.
Após este procedimento, alguém, dentro da GM, providenciaria o veículo. Isso me deixou muito preocupado, tendo em vista que os preços dos carros são bem mais baixos do que os de mercado.
Um carro que custa em média R$ 20 mil é prometido por R$ 12 mil.
O interessante é que, segundo informações do intermediador, os veículos comprados por meio desta modalidade não poderão, de maneira nenhuma, ser emplacados no Estado de São Paulo, ser vendidos antes do emplacamento, ser negociados com autorizadas GM.
Acho tudo isso muito estranho e obscuro."
Arnaldo Vasquez Mourão (São José dos Campos, SP)

Resposta
Segundo a General Motors, essas operações não são de seu conhecimento. A empresa informa que pretende apurar possíveis irregularidades.

* "Sempre fui apaixonado por carros, principalmente pelo Gol, que tem direção pesada. Tenho uma Parati GL 89 1.6 e já instalei nesse carro rodas de aro 14 (185-60) e amortecedores HG, mas não consigo obter os mesmos resultados da linha Gol. Gostaria de mais informações do departamento de engenharia da fábrica."
David Silveira (São Paulo, SP)

* "Tenho um Santana CL 2.0, ano 92. É um ótimo carro, mas em dias de chuva é impossível abrir o quebra-vento, pois entra muita água. Em consequência, o interior do carro recebe muito calor, vindo do motor.
Gostaria de saber o que devo fazer para resolver o inconveniente e como conseguir o manual do proprietário desse modelo.
Antonio Carlos Fernandes (Ubatuba, SP)

* "Comprei um Santana GLi, zero km, na revenda Sael. Ao retornar para minha cidade, verifiquei que a quinta marcha não entrava. Levei o carro à revenda Promac, que resolveu o problema.
Depois de seis meses detectei um defeito no acionamento elétrico do vidro traseiro e a quinta marcha voltou a falhar. Na revisão dos 10.000 km, informei os problemas para a revenda Promac e me informaram que os dois problemas não tinham cobertura gratuita na revisão. Acredito que a montadora é responsável pela substituição e conserto dos defeitos."
Expedito Ferreira dos Passos (João Pessoa, PB)

Resposta
A Volkswagen aconselha os clientes a encaminhar seus veículos à concessionária VW que normalmente se utilizam para avaliação dos eventuais problemas neles existentes e para as correções que se fizerem necessárias.
A montadora esclarece que na oportunidade, os cliente deverão manter contato com o respectivo gerente de serviços. O pedido do manual do proprietário deve ser feito junto às revendas.

* "Comprei um Kadett GL 1.8, em dezembro, por R$ 16.300, na revenda Afonso Veículos.
O carro é de cor prata, com vidros verdes, alarme, vidro elétrico, trava elétrica, limpador traseiro e desembaçador traseiro.
Efetuei a compra depois de pesquisa de preço em várias concessionárias. Cada uma me fornecia um preço diferente.
Gostaria de saber se os itens acima fazem parte do modelo ou são opcionais. Quero saber também por que as distribuidoras praticam preços diferentes para o mesmo produto."'
Sérgio S. Jabur (Santos, SP)

Resposta
A General Motors informa que cada concessionária é uma empresa independente e, como tal, tem uma política de vendas de acordo com suas normas e procedimentos.
A montadora esclarece que sugere o preço do veículo, porém fica a critério da autorizada estipular o preço a ser vendido e aplicar descontos, de acordo com sua própria política.
Quanto aos equipamentos, a montadora esclarece que o alarme, a trava elétrica, os vidros elétricos e a pintura metálica são opcionais, sendo que os demais itens são de série.

* "Acho que a Fiat deveria lançar o Mille EP, modelo 97, com sistema de injeção multiponto (hoje o carro sai com injeção monoponto).
A General Motors, com o lançamento, agora em março, do Corsa Wind 1.0 com injeção multiponto, passou a oferecer motor com 60 cavalos (contra 50 cv do anterior) e com custo de R$ 10.530. Acho que a Fiat corre o risco de perder mercado para a GM."
Paulino Germano Pereira Filho (São Paulo, SP)

Cartas devem ser enviadas para Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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