São Paulo, segunda-feira, 8 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igrejas circundam Assunção

RODRIGO LEITE
DO ENVIADO ESPECIAL

Apesar de distante das missões jesuíticas que se tornaram o mais importante monumento religioso do Paraguai, os arredores de Assunção abrigam exemplos interessantes de arquitetura religiosa.
O melhor deles está em Yaguarón, a 48 km da capital. A cidade foi fundada em 1539 -apenas sete anos depois de São Vicente, a primeira vila no litoral brasileiro.
A igreja de Yaguarón é o mais importante monumento colonial preservado do país. Na região das missões jesuíticas, restaram apenas ruínas.
Comparada às igrejas coloniais brasileiras -como as de Salvador ou Ouro Preto-, a igreja de Yaguarón é de uma pobreza, digamos, franciscana. Mas o exterior das igrejas coloniais espanholas costumava esconder, sob uma fachada simples, um interior rico.
Externamente, a igreja de Yaguarón é um galpão de paredes de barro, com 110 metros de comprimento por 14 de largura, teto de madeira, sustentado por vigas.
A surpresa está dentro -portas e púlpitos finalmente talhados, recobertos por ouro; imagens típicas das missões e o teto ricamente decorado. A igreja começou a ser construída e foi consagrada (inaugurada) em 1755.
Entre 1986 e 1992, a igreja foi restaurada, com ajuda de especialistas brasileiros.
(RL)

Texto Anterior: Solano López é fantasma do presente
Próximo Texto: Tríplice Aliança é culpada pelo fracasso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.