São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp quer abrir seu hospital para particulares

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA FOLHA SUDESTE

A Universidade Estadual de Campinas estuda abrir seu HC (Hospital das Clínicas) para que os médicos da universidade façam também atendimento particular.
A medida está prevista na minuta da portaria de criação do PEA (Programa Especial de Assistência), que deve ser votado pela congregação da Faculdade de Ciências Médicas da universidade até o final deste mês.
Caso seja aprovado, o PEA deve ser analisado pelo Conselho Universitário antes de entrar em vigor.
O programa foi criado pelo diretor, Fernando Ferreira Costa, com o apoio de professores contratados em sistema de dedicação integral por 40 horas semanais.
O PEA permite aos médicos docentes atender pacientes particulares pelos sistema de convênios nas dependências do HC e dentro das 40 horas semanais.
O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp afirma que a medida é inconstitucional e irá reduzir ainda mais a capacidade de atendimento do hospital aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O HC da Unicamp faz atualmente cerca de 350 consultas diárias, todas gratuitas.
A direção da Unicamp disse que o programa não contraria a constituição porque não tem fins lucrativos e não vai reduzir a capacidade de atendimento do hospital.

Texto Anterior: Prefeitura recua e PAS atenderá aidético
Próximo Texto: Adib Jatene visita hoje vítimas de intoxicação na hemodiálise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.