São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária é variada

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma refeição no festival do Caesar Park deve ser pouco para conhecer a culinária canadense -pela boa razão de que o país não tem uma só culinária, mas várias.
Sua cozinha é uma convivência das influências de colonizações diversas, da anglo-saxã à francesa.
A extensão do país ainda impõe uma diversidade de ingredientes. Muitos são quase desconhecidos no Brasil -e só a presença de alguns deles, que serão trazidos para o festival, já devem valer uma visita ao cardápio do consultor Norm Goldie e do chef Ron White.
As águas frias do Canadá são berço de ótimos salmões e lagostas, assim como em suas montanhas e pradarias são criados animais de interessante uso culinário, como veados, alces e búfalos, cujas carnes têm forte personalidade.
Sem falar dos ursos, cujas patas ensopadas só conheço de fama. São famosos também alguns produtos agrícolas do Canadá -como o saboroso arroz selvagem-, e frutos silvestres, "berries", de cores variadas e gostosa acidez.
Sem falar da mais típica guloseima: o maple syrup, a seiva extraída do bordo (maple), árvore cuja folha é o símbolo do país.
Naturalmente doce (sem nada a ver com as imitações feitas com xarope de açúcar), é o acompanhamento indispensável das típicas panquecas do café da manhã.

ONDE ENCONTRAR Restaurante Le Caesar - De hoje a 21 de abril, das 19h às 24h (r. Augusta, 1.508, centro, tel. 011/253-6622)

Texto Anterior: São Paulo recebe artistas canadenses
Próximo Texto: Erudita traz novidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.