São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres dá até 8 km de espaço

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A distância entre um avião e outro na hora do pouso é variável no aeroporto internacional mais movimentado do mundo, o Heathrow, de Londres (Inglaterra).
Segundo o National Air Traffic Services, órgão controlador do tráfego aéreo no Reino Unido, essa distância varia entre três e cinco milhas (4,8 e 8 km), dependendo do tipo de aeronave em operação.
Entre um Boeing 747 e outro, por exemplo, a distância é de três milhas, devido à velocidade de aproximação mais baixa dessas aeronaves. Para aviões menores e mais leves, como um Airbus A320 ou um Boeing 737, a distância tem que ser maior -porque a aproximação é mais rápida.
2005 Diariamente, em média, cerca de 140 mil passageiros embarcam e desembarcam em aproximadamente 650 vôos em Heathrow.
Em 1995, foram mais de 51 milhões de passageiros e, segundo expectativas da administração, o número pode dobrar até 2005.
As distâncias também são válidas para o London Gatwick, segundo aeroporto mais importante de Londres ,com tráfego de 21 milhões de passageiros no ano passado. Não há registro de acidentes com vítimas nos dois aeroportos em 95 e neste ano.
Segundo o National Air Traffic Services, são investidos quase US$ 100 milhões anuais, em conjunto com companhias aéreas, para melhorar as condições do controle de tráfego aéreo no país.

Texto Anterior: Distância caiu em 94
Próximo Texto: Leia a conversa com a torre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.