São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a conversa com a torre

DA REPORTAGEM LOCAL

Acompanhe abaixo a transcrição de trecho da conversa entre um controlador de vôo do aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) e um piloto, gravada na manhã de anteontem, pela rádio Jovem Pan.
O piloto estranha estar se preparando para o pouso, enquanto outro avião está na pista para decolar. A torre de controle responde e o piloto de uma outra aeronave interfere na conversa.
Com trem checado, livre pousar, com dez nós
Piloto da ponte aérea que pousava em Congonhas na terça:
"Esse padrão de separação está vigorando agora aí em São Paulo?
Controlador de vôo: "Confirme a mensagem. Nada entendido".
Piloto: "O padrão de separação de três milhas da cabeceira com aeronave que será autorizada para decolar está vigorando aí agora em São Paulo?"
Controlador: "Senhor, a pressão é muito grande para decolagens e pousos. Se eu for fazer isso dentro do regulamento, o senhor é o primeiro a reclamar. Cinco milhas é o regulamentar. Porém São Paulo opera fora dos regulamentos, para facilitar as aeronaves. Porém, se os comandantes quiserem que opere assim -no padrão-, nós poderemos operar no padrão. O senhor é o primeiro a reclamar, né? (...) o senhor vai ver quantas aeronaves estão prontas para decolar.
Piloto de jato da TAM que estava decolando no momento: "Marília (maneira como a torre se refere aos aviões da TAM) acha que está bom demais essa separação, pode até diminuir".
Controlador: "Pronto, Marília, boa viagem".

Texto Anterior: Londres dá até 8 km de espaço
Próximo Texto: Protesto de metroviários em SP fecha estações por 15 minutos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.