São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto do CE recebe prêmio da ONU

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Um programa revitalização de favelas que atinge 400 bairros pobres de Fortaleza (CE) foi escolhido e premiado por um júri internacional como um dos 12 melhores do mundo e será apresentado durante o Habitat 2.
A conferência, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e batizada de "Cúpula das Cidades", acontece em junho na Turquia.
A idéia é discutir programas e soluções em todo o mundo para melhorar a qualidade de vida em centros urbanos.
Os 12 ganhadores do "Awards of Excellence in Improving the Living Environment" terão direito a enviar dois integrantes do programa para conferência, com todas as despesas pagas.
Eles receberão certificados e uma placa comemorativa em cerimônia marcada para 4 de junho. O prêmio é financiado pelas prefeituras de Tóquio e Dubai (Emirados Árabes).
Concorreram programas de governos, prefeituras e organizações não-governamentais. Para serem inscritos, eles deveriam já estar em implantação e com resultados.
Cerca de 600 projetos de 90 países foram enviados ao Technical Advisory Committee (TAC), que selecionou uma lista reduzida para ser submetida ao júri do Habitat.
O programa de Fortaleza foi classificado pelo comitê como tendo adotado "estratégia holística que focaliza os aspectos humanos e materiais da reabilitação de 400 favelas".
Segundo os organizadores, os critérios para a escolha dos 12 melhores encheram mais de 300 páginas. A seleção durou um ano e teve três fases.
A primeira aconteceu entre 26 de fevereiro e 1º de março. Desse encontro, saíram as cem melhores iniciativas.
Entre elas, está o Programa Integrado da Criança e da Família, desenvolvido pela Prefeitura de Santos (SP).
A partir dos cem projetos, o TAC preparou uma segunda lista, com 43 nomes. Essas iniciativas foram enviadas para um júri internacional, de dez membros, presidido por Alan Tonks, prefeito de Toronto (Canadá). A escolha final foi feita em dois dias.

LEIA MAIS sobre Habitat pág. 2

Texto Anterior: Publicidade é agressiva
Próximo Texto: Polícia tenta criar área no PR exclusiva para travestis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.