São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tentando decifrar a cabeça do velho Lobo

MATINAS SUZUKI JR.
EDITOR-EXECUTIVO

Meus amigos, meus inimigos, pelo que pude observar das idéias do velho Lobo do fut Zagallo -muitas delas já esmiuçadas pelo Helena na sua coluna de ontem-, por enquanto (se ele não cometer nenhum fiasco até lá), não há dúvida no gol: Dida será titular.
Seu reserva -que ele já definiu que será apenas um- no coração do velho Lobo é o Rogério, do São Paulo, convocado para a África do Sul.
Entre Rogério e Danrlei, Zagallo fica com o primeiro, que tem contra ele, comparativamente com o goleiro do Grêmio, menos ritmo de jogo -mas Danrlei teve várias chances não aproveitadas na própria seleção.
Na ala direita, não há dúvida: Zé Maria, da Lusinha, que Zagallo convocou pela primeira vez a conselho de seus "olheiros".
Dúvida é se ele levará um reserva para a posição: não existe muito candidato por aí, e ele pode levar um jogador a mais para ocupar o meio-campo (em emergência, adapta-se um meio-campista).
Na lateral esquerda, também há mais certezas do que incertezas: Roberto Carlos, da Inter, e André, do São Paulo (que Zagallo considera mais completo do que o Zé Roberto, da Portuguesa).
A dupla de zagueiros ainda é a terra de ninguém de Zagallo. Até agora, um nome garantido: Aldair, e aí se queima a primeira vaga acima dos 23.
O resto? Fiquei com a impressão de que o velho Lobo só optará por dois veteranos na zaga em caso de desespero. Até agora, o segundo posto estaria sendo leiloado entre Carlinhos (Guarani), Alexandre Lopes (Corinthians) e o Ronaldo, do Atlético Mineiro (Narciso, dos Santos, estaria sendo mesmo descartado).
No meio-campo, dois têm vaga assegurada: os palmeirenses Amaral e Rivaldo (e lá se vai a segunda vaga dos veteranos). Juninho, que joga no limite da idade, também tem a vaga número 1 preservada.
Como Flávio Conceição está no plano de vôo da equipe titular, as duas vagas restantes ficariam, preferencialmente, com Zé Elias (Corinthians) e Beto (Botafogo).
Resta verificar o desempenho do Souza, do Corinthians, e a recuperação do Amoroso -seria um presente para Zagallo.
No ataque, sou capaz de jurar que o Zagallo da cabeça branca já tem a sua dupla: Bebeto e Sávio. Os dois reúnem as características desejadas por ele para um atacante moderno: muita disposição para se movimentar e para voltar, auxiliando na marcação.
Com o Ronaldinho (pendente ainda de uma recuperação física) e o Luizão disputando a terceira vaga.
Tudo isso a depender do Romário. E o Romário...
*
Não é por nada não, mas quem levantou a lebre da volta do Romário foi esta coluna, uma semana antes do seu futebol recomeçar a decolar.
Uma lebre capaz de tirar o sono do Lobo da seleção.
*
Esta coluna, amiga da vida e amiga da arte, não poderia deixar passar sem registro a mais bela obra-prima da rodada do último fim-de-semana, o gol "bike" do França. Wow!
Se estivesse jogando vôlei, França teria sido o levantador e o cortador ao mesmo tempo.

Texto Anterior: Santos e Juventus prometem jogo ofensivo em Santo André
Próximo Texto: Subiu, sumiu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.