São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lixo: Reciclar é preciso

WERNER EUGÊNIO ZULAUF

Reciclar é um conceito amplo, que extrapola a simples, embora revolucionária, ação de recuperar parcelas ou conteúdos energéticos de resíduos. Para observar as técnicas modernas foi promovida pela Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente) e pela Fundação Konrad Adenauer uma viagem à Alemanha.
Lá, por meio de reuniões, visitas técnicas e debates, foram abordados os principais ângulos dessa problemática da moderna sociedade de consumo: como processar adequadamente o lixo! Seguem algumas conclusões:
O DSD (Duales System Deutschland) é um avanço único no mundo: trata-se de um pacto entre empresários do setor de embalagens, que atribuem a uma outra empresa privada (DSD) a tarefa de coletar, triar e distribuir os materiais classificados para as indústrias de reciclagem.
Aterros Sanitários: estão com os dias contados. A partir de 2005 não será permitido o aterro de compostos orgânicos.
Dioxinas e Furanos: a tecnologia superou o mito. Esse assunto não preocupa os meios técnicos e administrativos alemães depois de implantadas as tecnologias que, na prática, reduzem as emissões a valores inexpressivos.
Incineração: está em ampliação o uso de incineradores modernos. Em 2005 o que não for reciclado deverá ser incinerado.
Compostagem: no âmbito do conceito de reciclagem, crescem as usinas de compostagem da fração orgânica do lixo. Na feira "Entsorga" (Colônia) ficou evidente essa tendência pela grande quantidade de implementos de compostagem oferecidos ao mercado.
Coleta de lixo: a grande quantidade de novos equipamentos para racionalizar a coleta demonstra o interesse em baixar os custos daquele que é o item mais caro do sistema, a coleta. Na Alemanha já é comum a frequência de coleta de lixo uma vez a cada duas semanas.
Sistema termo-seletivo: é o salto tecnológico que está em processo avançado de desenvolvimento, que poderá reduzir os custos do processo térmico e aumentar sua eficiência em termos de resíduos a serem tratados e dispostos.
Recuperação de áreas degradadas: as visitas a áreas nessas condições por disposição inadequada de lixo, ou por mineração, deixaram perplexo o grupo. Os custos das remediações são proibitivos para as nossas condições. Razão maior para agirmos preventivamente.
Tudo o que foi visto poderá ser aplicado no Brasil. Os prefeitos e técnicos voltaram com informações preciosas para o futuro de suas ações nesse campo.

Texto Anterior: Porto Alegre lança novo método para controlar o ar
Próximo Texto: Prefeitura ameaça barracas "fora da lei"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.