São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IDR não tem data para reabrir, diz minsitro

ELZA PIRES DE CAMPOS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

IDR não tem data para reabrir, diz ministro
O ministro Adib Jatene (Saúde) disse ontem que não há expectativa para reabrir o IDR (Instituto de Doenças Renais), de Caruaru, onde foram contaminados os doentes que se encontram internados no Hospital Barão de Lucena, em Recife.
Até ontem, 38 pacientes haviam morrido. Há ainda cinco doentes em estado grave, de acordo com o ministro.
Embora ainda não soubesse do resultado do laudo sobre Caruaru, o ministro apontou como causa mais provável a contaminação por toxinas vindas de microalgas, hipótese que veio a se confirmar.
"Os caminhões-pipa que distribuíam água para o centro foram abastecidos em reservatórios onde se desenvolvia uma espécie de microalga", disse Jatene, explicando que a toxina das algas pode ter provocado hepatite tóxica nos doentes. As mesmas toxinas foram encontradas nos filtros do serviço de hemodiálise de Caruaru.
O ministro disse que os resultados parciais dos 430 centros de hemodiálise que estão sendo fiscalizados por técnicos do ministério indicam que há vários em situação insatisfatória.
"Mas não podemos interditá-los, porque não há para onde enviar esses doentes" afirmou Jatene. Outra preocupação do ministro é com os centros em que é usado o caminhão-pipa. "Isto preocupa, e muito."

Texto Anterior: Morre o 38º paciente do IDR
Próximo Texto: Hipótese foi levantada por pesquisadora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.