São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia descobre rota de armas em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A investigação de uma tentativa de roubo a carro-forte levou a polícia de São Paulo a descobrir uma rota do tráfico de armas para o Estado. Um homem, que havia encomendado um fuzil russo AK-47, está preso.
Valmir Moreno de Andrade, 20, é acusado de ter participado de uma tentativa de roubo a um carro-forte da Brinks, em 13 de março passado, em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo).
Naquele dia, os vigias reagiram e impediram a ação da quadrilha. Na fuga, os assaltantes deixaram para trás as armas do grupo, entre elas, dois fuzis -um deles um Ruger calibre 223 (semelhante ao calibre 5,56 milímetros).
Andrade nega o crime. Ele foi preso no começo desta semana na avenida Yervant Kissajikian (zona sul de SP). Com ele, os policiais civis encontraram apenas um revólver calibre 38.
Encomenda
Os assaltantes teriam contatado um comerciante do Mato Grosso do Sul para comprar pelo menos um fuzil. A arma seria trazida do Paraguai e entregue, em São Paulo, aos ladrões de carros-fortes.
"As armas podem ser transportadas em caminhões ou em aviões", disse o delegado. O comerciante, cujo nome não foi revelado pela polícia, venderia fuzis americanos, austríacos e russos por preços de R$ 5.000 a R$ 9.000.
Segundo o delegado, os carregamentos de armas seriam acompanhados de remessas de droga para o mercado interno brasileiro.
"Vamos concluir essas investigação e passar os dados à Polícia Federal", disse. O delegado afirmou que Andrade, o acusado, foi preso antes de receber o fuzil.
Assassinato
Um outro homem que teria participado da tentativa de roubo ao carro-forte, Jovenal Alexandre Araújo, o Boy, foi encontrado morto no dia 30 de março em Campo Limpo (zona sul).
A polícia também desconfia que o grupo esteja por trás de outra tentativa de roubo frustrada por vigilantes de um carro-forte da Brinks. Esse crime aconteceu em 9 de abril passado. O ataque também foi em Itapecerica da Serra.

Texto Anterior: Usuário depreda trem e estação no Rio
Próximo Texto: Cai responsável por Execuções Penais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.