São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo põe 'moça do banco' em hospital

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

As cooperativas de médicos de São Paulo -que administram mais de 60 unidades de saúde na cidade- estão levando "a moça do banco" para os hospitais: são as "moçasPAS".
São meninas que ficam na portaria do hospital dando informações sobre o PAS. Elas ainda ajudam os usuários a localizar salas de consultas, laboratórios etc.
O PAS (Plano de Atendimento à Saúde) é um projeto de reestruturação do sistema de saúde, que começou a ser implantado em janeiro na cidade. Pelo plano, a administração dos hospitais passa a ser feita por cooperativas de médicos.
As "moçasPAS" começaram a trabalhar no hospital de Itaquera (zona leste) anteontem. "No início íamos ficar aqui explicando o que era o PAS, mas começamos a ajudar as pessoas. É uma sensação boa porque são pessoas que precisam de atenção e nos agradecem", afirma Daniela Gianetti, 20.
E o que é o PAS? "É um plano que vai melhorar o atendimento, mas não sei dizer exatamente o que ele é", responde Daniela. Nem ela nem as outras duas sabem definir o plano do prefeito Paulo Maluf, mas acreditam que está funcionando.
"Antes, esse hospital não tinha médicos. Já vim aqui e fiquei horas esperando", diz Rosângela Santos, 23, que conta que já esteve "do outro lado", como usuária do hospital. Ela mora em Guaianazes (um bairro próximo a Itaquera).
Rosângela, Daniela e Miriam Coimbra, 19, -a terceira "moçaPAS" de Itaquera- foram contratadas pela cooperativa por R$ 600. Elas trabalham das 7h às 16h. "Íamos ser 'cadastradoras', mas decidiram colocar a gente como as moças do PAS", diz Daniela.

Texto Anterior: Hospital entrega mais um corpo errado
Próximo Texto: Carne de boi não causa doença grave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.