São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carne de boi não causa doença grave

DA REPORTAGEM LOCAL

Carne bovina não transmite neurocisticercose ao homem, diferentemente do que consta na reportagem publicada pela Folha em sua edição do dia 31 de março.
Quando come carne com cisticerco (fase larvar de parasita conhecido como solitária), o homem adquire teníase. Para adquirir cisticercose, o homem precisa ingerir ovos de solitária, não larvas.
Esses ovos existem nas fezes de quem tem solitária. São ingeridos ao se consumir verduras contaminadas com essas fezes ou quando o homem com solitária passa a mão na região anal e depois na boca.
"Neurocisticercose humana é decorrência da falta de rede de esgoto no campo e da falta de higiene", diz Raphael Valentino Riccetti, 59, professor aposentado do curso de veterinária da USP, com teses de doutoramento e de livre-docência sobre cisticercose.
Ciclo vicioso
Neurocisticercose pode provocar danos na visão, na audição e até causar loucura. Teníase é uma doença menos grave -pode provocar desnutrição.
Teníase e cisticercose fazem parte de um círculo vicioso. Sem a teníase não existe cisticercose. Animais contraem cisticercose da mesma forma que o homem: ao entrar em contato com fezes humanas contaminadas. Há uma hipótese teórica segundo a qual o homem poderia adquirir neurocisticercose por meio de autoinfestação. O anel grávido da solitária se romperia no intestino humano, causando cisticercose. Esse mecanismo ainda não foi comprovado.
Outra controvérsia é a possibilidade de a solitária dos bovinos (Taenia saginata) transmitir cisticercose. Pesquisadores acreditam que isso só ocorre com a solitária dos suínos (Taenia solium).
"Existe na literatura casos de cisticercose transmitidos pela solitária do boi", afirma Iacir Francisco dos Santos, 58, professor aposentado do curso de Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e inspetor do SIF (Serviço de Inspeção Federal). Segundo ele, esses casos são muito raros.
No livro "Taeniasis and Cysticercosis", os pesquisadores Zbigniew Pawlowski e Myron Schultz listam 12 casos de cisticercose causados por ovos da Taenia saginata. O levantamento vai do final do século 19 aos anos 60.

Texto Anterior: São Paulo põe 'moça do banco' em hospital
Próximo Texto: Entenda as diferenças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.