São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Carlota" é destaque em festival latino

CELSO FIORAVANTE
ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

O brasileiro "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" é destaque hoje no festival Chicago Latino Cinema, que vai até 22 de abril. O filme de Carla Camurati, porém, tem concorrentes que trazem atrativos que podem interessar mais o público latino, como catolicismo, literatura e realismo fantástico.
É o caso do boliviano "Question de Fe", de Marcos Loayza, que será exibido na sala ao lado no mesmo horário e que ganhou, no mês passado, o prêmio de melhor filme de estréia na 36ª edição do Festival de Cartagena, na Colômbia.
Domingo e Pepelucho ganham a vida fazendo santos. Até que um dia recebem de um mafioso a encomenda de uma santa em tamanho natural para as festividades em um povoado no meio da selva. Se a santa não chegar a tempo, Domingo e seu ajudante estarão fritos.
Aí começa uma corrida contra o tempo através de 4 mil km de selva, onde os dois só podem contar com a fé no próprio objeto que acabaram de confeccionar e que é a causa de seus problemas.
A questão religiosa também se apresenta amanhã em "Yo, la Peor de Todas", de Maria Luisa Bemberg ("Camila"), diretora argentina que ganhou uma homenagem póstuma no festival.
O filme, considerado o melhor da diretora, é baseado na vida da freira Juana Inés de la Cruz. Além de freira, Inés de la Cruz era uma amante da filosofia, da música e da poesia, interesses mundanos que lhe causaram conflitos interiores e com as autoridades eclesiásticas.
Carla Camurati, uma das convidadas do evento, vem pessoalmente defender sua sátira política sobre a estadia da corte portuguesa no Brasil no início do século 18. A presença da diretora aumenta o interesse pelo filme brasileiro.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Elias brilha na estréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.