São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aznar pode formar governo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O rei Juan Carlos, da Espanha, pediu ontem formalmente ao líder conservador José María Aznar que forme um novo governo na Espanha. O anúncio foi feito após encontro de Aznar com o rei.
O Partido Popular, que Aznar lidera, venceu as eleições parlamentares de 3 de março. Foram eleitos 156 deputados do PP, 20 a menos que o necessário para obter maioria absoluta. Aznar negocia com outros partidos para conseguir os votos de que precisa.
Ele já tem o apoio de quatro deputados da coalizão das ilhas Canárias, e negocia com os nacionalistas da Catalunha para obter os 16 deputados que lhe faltam.
Em troca do apoio, os catalãos do CiU (Convergência e União) querem autonomia semelhante à da Província canadense do Québec. A vitória de Aznar encerrou os 14 anos do governo socialista do premiê Felipe González.
Aznar quer obter o número necessário de deputados até o dia 22. Se isto ocorrer, o novo Parlamento será inaugurado em 6 de maio.

Texto Anterior: Derrota de Major pode antecipar eleição
Próximo Texto: Celular não causa câncer, sugere estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.