São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa do "leão" pode ser capturado na Internet

DA REDAÇÃO

A Receita Federal está incentivando o uso de computador na declaração deste ano. Para isso, basta que o contribuinte dirija-se a qualquer unidade do órgão para receber o disquete-programa com as instruções necessárias.
O programa da Receita pode ser copiado livremente. Quem tiver acesso à Internet nem precisa buscar o disquete nos postos da Receita. Basta capturar o programa, de 1,2 Mbyte, no endereço http://www.fazenda.gov.br/srfir.html.
O equipamento necessário para uso do disquete-programa é o seguinte:
1) micro PC ou compatível, padrão 386 ou superior;
2) interface Windows 3.1 ou superior;
3) espaço disponível em disco de 4Mb;
4) com unidade de disco de 3 1/2" HD (1,44 Mb);
5) impressora matricial, jato de tinta ou laser;
f) e monitor VGA monocromático ou superior.
Depois de inserir o disquete na unidade de disco A (ou B), escolha "Executar" no Arquivo do Gerenciador de Programas (no Windows 95, clique no botão "Iniciar" e em seguida "Executar"). Digite A (ou B); Instalar e pressione "enter" (ou clique OK).
Duas opções
Dois cliques do mouse no ícone IRPF96 abrem o programa, que pergunta se o contribuinte quer a versão completa ou a simplificada. É melhor pedir a completa.
Se, durante o preenchimento, a versão simplificada se mostrar mais vantajosa, o próprio programa avisa e transfere os dados já digitados na completa.
A declaração em disquete (nos formatos de 3 1/2" ou 5 1/4") deve ser entregue também até 30 de abril, nos bancos autorizados (ver acima) ou postos da Receita. O contribuinte deve manter cópia da declaração em disquete.
Para agilizar o preenchimento, há a opção de importar dados da declaração de 1995, se ainda estiver arquivada no disco rígido.
O programa vem acompanhado do item Ajuda, que é o próprio manual do IR, e do Leia-me, com instruções sobre o software.
Se houver imposto a pagar, o soft calcula o valor, divide em até seis cotas mensais e imprime o Darf (documento de arrecadação) em três vias para cada cota.

Texto Anterior: De Washington
Próximo Texto: Divisão de rendimentos de casais diminui o imposto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.