São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1730, o carneiro - Carneiros com descontrole muscular, "carneiros tremedores", são observados numa criação do sudeste do Reino Unido. Dois séculos mais tarde, dois veterinários franceses, Cuille e Chelle, demonstram que essa doença neurológica tem incubação lenta e é infecciosa.

1772, as cabras - Um estudo descreve uma doença em cabras com as mesmas características do mal das vacas.

1922, o homem - Dois psiquiatras alemães, Hans-Gerhard Creutzfeldt e Alfons Maria Jakob, identificam uma nova doença humana, caracterizada por uma degenerescência do cérebro.

1947, o visom - Uma criação de visons no Winsconsin (EUA) é atacada por uma encefalopatia espongiforme transmissível. Depois a doença atinge a ex-URSS, a Finlândia e o Canadá. Origem provável: o consumo de carcaças de ovinos contaminados.

1957, papuas - Médicos diagnosticam uma doença neurológica infecciosa na tribo fore, em Papua-Nova Guiné. A doença apresentava sintomas semelhantes aos descobertos nos anos 20 por Creutzfeldt e Jakob.

1979, os cervos - Dois cervos nas Montanhas Rochosas norte-americanas ficam "loucos". Eles teriam consumido alimentos contaminados à base de carne, fornecidos pelos caçadores.

1985, a vaca - Os primeiros casos da "doença da vaca louca" são relatados no Reino Unido. A doença será relacionada, no ano seguinte, àquelas da família das encefalopatias espongiformes.

1986-89, os bovídeos - Ruminantes selvagens que viviam em zoológicos britânicos ficam doentes. Concluiu-se que eles foram contaminados por alimentos feitos à base de carne de vaca doente. Uma das espécies pode ter sido infectada no útero da mãe, um caso sem precedentes.

1988, proibição - É proibida a mistura de farinhas feitas de carne à alimentação do rebanho britânico.

1990, o gato - Ainda no Reino Unido, agora são os gatos que ficam "loucos". A alimentação baseada em carcaças de ovinos e talvez de bovinos contaminados podem ter sido a causa. São registrados 71 casos de gatos "loucos" na Europa.

1993, recorde - Neste ano, o número de vacas doentes no Reino Unido atinge o seu recorde: 36.271 casos. Em 1995, o número de animais doentes é estimado em cerca de 14 mil.

1994-96, novos casos - Dez casos de uma nova variante da doença de creutzfeldt-jakob foram registrados no Reino Unido. Pesquisadores suspeitam que pode haver uma relação com a doença espongiforme dos bovinos.

1996, União Européia - Os países da UE decidem proibir a importação de gado bovino britânico.

1996, ciência - Editorial da revista científica "The Lancet" condena a atitude do governo britânico, observando que não há provas científicas de que a doença espongiforme humana tenha sido transmitida pela carne bovina contaminada.

Texto Anterior: A doença do cérebro esponjoso
Próximo Texto: Carneiros passaram doença a bovinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.