São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CELULAR; ABORTO; A PALAVRA; CIGARRO; FÍSICA; BIOÉTICA

CELULAR
Uma pesquisa realizada com 250 mil usuários de telefone celular mostrou que o aparelho não aumentou a taxa de mortalidade do grupo de pessoas que o utilizavam. Há cerca de quatro anos, levantou-se a suspeita de que as microondas emitidas pelos celulares poderiam ter efeitos cancerígenos. Pesquisadores da Epidemiology Resources (EUA) utilizaram os arquivos da Previdência Social dos EUA para realizar este primeiro estudo sobre o assunto. A mortalidade entre os usuários de celular foi menor do que a dos usuários de aparelhos comuns.

ABORTO
Pesquisadores da Universidade Yale (EUA) afirmam que o consumo de três xícaras diárias de chá ou café no início da gravidez aumenta o risco de abortos espontâneos. Os pesquisadores entrevistaram 2.967 mulheres grávidas de até 16 semanas para avaliar o efeito do café, chá e refrigerantes na gravidez. Mulheres que beberam três ou mais xícaras de café diariamente tiveram 2,6 vezes mais chance de abortar espontaneamente do que aquelas que se abstiveram de tomar bebidas com cafeína. Beber refrigerantes gasosos não aumentou os riscos.

A PALAVRA
"O verdadeiro problema não é saber se as máquinas pensam, mas descobrir se os homens o fazem."
Burrhus Skinner (1904-1990), psicólogo norte-americano

CIGARRO
Milhões de crianças nos EUA desenvolvem doenças decorrentes da aspiração de fumaça de cigarro, segundo estudo publicado edição de abril da revista " Pediatrics". Pesquisadores da Universidade de Massachusetts e do Hospital da Mulher em Boston, ambos nos EUA, analisaram 119 estudos realizados desde 1965, que relacionavam fumo a doenças pediátricas. Os cientistas descobriram que cerca de 284 crianças morreram por ano nos EUA de doenças pulmonares, e mais de 300 sofreram queimaduras em incêndios causados por cigarros. Anualmente, cerca de 307 mil crianças menores de 15 anos apresentaram asma, e outras 354 mil tiveram infecções nos ouvidos relacionadas ao fumo passivo. Há cerca de 45 milhões de fumantes nos EUA.

FÍSICA
Sonhos de uma Teoria Final, de Steven Weinberg, trad. de Carlos Irineu da Costa. Editora Rocco (r. Rodrigo Silva, 26, 5º andar, Rio de Janeiro, CEP 20011-040, tel. 021/507-2000) 248 págs. R$ 36,50.
O Nobel de Física de 1979 discute a pesquisa de uma tese unificadora para as teorias da gravidade, do eletromagnetismo e das forças nucleares. O físico também passa em revista a história de 20 séculos de física, detendo-se especialmente nos trabalhos de Einstein. Weinberg acredita que sua ciência também pode ser um modo de observar as paixões humanas.

BIOÉTICA
Fundamentos da Bioética, organização de Léo Pessini e Christian de Paul de Barchifontaine. Editora Paulus (rua Francisco Cruz, 229, São Paulo, CEP 04117-091, tel. 011/575-7362). 248 págs. R$ 15,30.
A coletânea de artigos interdisciplinares, escritos por brasileiros, discute a relação entre ética e as pesquisa do código genético humano, o Projeto Genoma. A maioria dos textos foi apresentada nos Congressos Brasileiros de Bioética de 1993, 1994, 1995.

Texto Anterior: Humanidade evoluiu e ficou de pé dentro do útero da mãe
Próximo Texto: Dinossauro pode ter chocado ovos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.