São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinossauro pode ter chocado ovos

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

A revista científica "Nature" publicou artigo sobre relações entre aves modernas e dinossauros, no qual se registra descoberta extraordinária.
A revista "Time" salienta a curiosa história humana por trás dessa magnífica descoberta feita no deserto de Gobi durante expedição patrocinada pelos Estados Unidos e pela Mongólia, e chefiada, entre outros, pelo pesquisador Mark Norell.
Um dos membros da expedição, Luis Chiappe, do Museu Americano de História Natural de Nova York (EUA) depois de muito caminhar pelo deserto, ficou com os pés inchados e feridos e teve de parar, enquanto Norell prosseguia.
A título de prêmio de consolação, Norell deu-lhe, para exploração, um bloco de arenito vermelho que encontrara e que parecia pouco promissor.
Em pouco tempo, Chiappe e colaboradores descobriram que a peça era na verdade uma série de ossos encimando ovos, dispostos circularmente em duas séries e com as pontas voltadas para cima.
Oviraptor
Devidamente estudada, a estrutura não oferecia dúvida.
Era um ninho de oviraptor, dinossauro carnívoro cujos ossos estavam em posição que sugere que o animal a que pertenciam os ovos estava em posição de chocar ou prestes para iniciar essa operação.
Norell voltou correndo para participar do estudo, que consistia sem dúvida num fato de grande significado na história das relações entre aves modernas e dinossauros.
A maioria dos especialistas sustenta que os dinossauros carnívoros são aparentados com as aves mais do que com os dinossauros herbívoros. Os dinossauros desapareceram da Terra há cerca de 65 milhões de anos.
Mas uma pequena minoria não vê relação alguma entre dinossauros e aves, achando que as semelhanças eventualmente assinaladas não passam de convergência.
Chocando ovos
O achado de agora reforça a idéia da maioria. Segundo Norell, o hábito de chocar deve ter surgido muito antes das aves.
O oviraptor deve ter sido surpreendido por tempestade de areia que o teria imobilizado no ato de chocar.
Diz também o especialista ignorar se o hábito objetivava regular a temperatura do ninho ou proteger os ovos contra os raios do Sol ou os predadores.
Seja lá como for, o encontro do ninho de dinossauro servirá como poderoso argumento a favor dos que defendem a relação dinossauro-ave, porém não excluirá certamente a divergência, pois os opositores não deixarão de apresentar seus argumentos contrários à importância do achado do ninho.
O certo, entretanto, é que um "prêmio de consolação" acabou se transformando em consagração.

Texto Anterior: CELULAR; ABORTO; A PALAVRA; CIGARRO; FÍSICA; BIOÉTICA
Próximo Texto: Qual a origem da gravidade?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.