São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carneiros passaram doença a bovinos

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns pesquisadores especulam que bovinos podem ter pegado a doença de ovinos devido a semelhança entre as proteínas, príons, dos dois animais. Proteínas são formadas por centenas, ou milhares de "tijolos" chamados aminoácidos.
Os príons de bois e ovelhas diferem em apenas sete aminoácidos. Isso significa que elas são praticamente idênticas.
Um príon infeccioso de ovelha comido pela vaca teria mais "facilidade" em reconhecer um príon normal desse animal porque seria mais parecido com ele.
Os cientistas especulam que esse seria o principal motivo por que os príons teriam conseguido atravessar a barreira natural que existe entre espécies diferentes.
Homens e bovinos, no entanto, têm 30 aminoácidos diferentes -e seus príons também.
Uma hipótese sugere que os príons de bovinos lembram o de humanos em alguns pontos que seriam fundamentais para que houvesse a infecção.
"O que se sabe é que provavelmente há uma predisposição genética para a doença", diz Menck.
Segundo o pesquisador, as pessoas que desenvolvem o CJD teriam genes modificados, que tornariam suas proteínas mais "susceptíveis" aos príons infecciosos.
O que se sabe também é que os dez casos britânicos são uma nova variante de CJD, diferente da já relatada em livros de medicina.
Os dez pacientes tinham idade inferior a 30 anos, o que nunca havia sido observado antes.
Os sintomas apresentados pelos pacientes também são mais parecidos com o kuru, doença mortal descoberta em 1957 numa tribo da Papua Nova Guiné (Oceania).
Acredita-se que a doença tenha sido transmitida através da ingestão de carne contaminada: em rituais fúnebres eram comidas as vísceras e cérebro do morto.
Mas o que torna a doença difícil de estudar é o fato de não haver testes para detectar o príon enquanto o animal está vivo. O único modo de sabe se ele está infectado é tirar um pedaço de tecido e injetar num camundongo. Os sintomas levam cerca de 700 dias para aparecer.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Temporada de espetáculos esquenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.