São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporada de espetáculos esquenta

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A programação de dança já começa a dar sinais da intensidade prometida para este ano, que tem pela frente grande quantidade de atrações. Hoje, três espetáculos disputam as atenções do público: o da companhia Diez & Diez, "Velox", de Deborah Colker, e "Viagem ao Oriente", de André Trindade, Betty Gervitz e Sonia Galvão.
Quase desconhecida no Brasil, a companhia espanhola Diez & Diez é dirigida pelo brasileiro Pedro Berdayes. Depois de estudar em escolas paulistanas como a do Ballet Stagium, ele mudou-se para a Espanha dez anos atrás, em busca de novas e melhores oportunidades artísticas.
Em 1989, ele fundou o grupo de dança contemporânea Diez & Diez junto com Mónica Runde.
Desde então, o artista vem se projetando internacionalmente. Além de participar de eventos importantes, ele ganhou prêmios como o de melhor coreografia de 1993 no Concurso Coreográfico de Madri.
Apontado pela crítica como o melhor grupo moderno da Espanha na atualidade, o Diez & Diez já se apresentou na Bienal da Dança de Lyon, no Festival de Outono de Paris, no American Dance Festival, dos EUA e no The Place Theatre, de Londres.
Hoje, às 20 horas, Diez & Diez encerra sua curta temporada no Sesc Pompéia, apresentando duas coreografias: "Si Tu Vieras lo que Veo desde Aqui...", sobre música de Haendel, Mozart e Stein, e "La Realidad y el Deseo", ao som de Etienne Schwarcz.
"Velox" e "Oriente"
Às 18 horas, no teatro Sérgio Cardoso, a carioca Deborah Colker e seu grupo dançam "Velox", um sucesso de bilheteria que tem os esportes como tema.
Dividido em cinco partes, "Velox" procura transmitir a vibração do corpo em movimento. A sequência mais bem-sucedida da coreografia é "Alpinismo", em que os bailarinos trocam o solo horizontal pelo vertical. Dançando em uma parede, apóiam pés e mãos em agarras semelhantes às utilizadas por alpinistas.
Às 19 horas, o grupo liderado por André Trindade, Betty Gervitz e Sonia Galvão faz a última apresentação de "Viagem ao Oriente" -um mosaico de várias danças orientais.
Para quem gosta, "Viagem ao Oriente" é um prato cheio. Há desde dança do ventre até as modalidades clássicas indianas, como as antiquíssimas Odissi e Katak.
Nova safra
Pleno de efeitos visuais e sonoros, seu "Avalanche" também será apresentado no Sesc Pompéia sábado e domingo, com música ao vivo da Lighthouse Rock Orchestra.
Na quarta, no Teatro Municipal, será a vez da companhia americana Complexions, a Concept in Dance mostrar sua fusão de estilos.
Na quinta, vários coreógrafos independentes se reúnem no Centro Cultural para homenagear o professor e coreógrafo Ismael Guiser, que faz 50 anos de carreira.
Nomes como Ana Mondini, Luiz Arrieta, Raymundo Costa, Ivonice Satie, Sandro Borelli e Mário Nascimento interpretarão solos e duos.

Espetáculo: Grupo Diez & Diez
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 864-8544)
Quando: última apresentação hoje, às 20h

Espetáculo: Velox
Com: Cia. Deborah Colker
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 011/288-0136)
Quando: de hoje a 28 de abril (quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 18h) Ingressos: R$ 20

Espetáculo: Viagem ao Oriente
Com: André Trindade, Betty Gervitz, Sonia Galvão e corpo de baile
Quando: de hoje a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000; tel. 277-3611)
Ingressos: R$ 8

Texto Anterior: Carneiros passaram doença a bovinos
Próximo Texto: "Bruxa Zelda" encanta as crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.