São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio vai secar, diz governo

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA

O rio de água tratada está com os dias contados, disse o secretário de Saneamento e Energia, Luiz Dantas.
Para fazer o rio secar, o governo decidiu reduzir ainda mais o uso das bombas da adutora. Nos próximos dias, segundo Dantas, as bombas vão funcionar só seis horas por dia, o que eliminará o excesso de água.
Cada uma das bombas funcionará por duas horas e será desligada em seguida. Com este tempo de trabalho das bombas, os reservatórios de Olho d'Água das Flores ficam cheios.
"Depois de cheio, o reservatório leva seis horas para esvaziar mandando água, por gravidade, para as cidades beneficiadas pelo sistema de abastecimento."
Segundo ele, essa é uma forma "mais racional" de utilização da adutora. Esse sistema deve funcionar até que a obra seja concluída.
Segundo o secretário, a água está jorrando em Olho d'Água das Flores porque a adutora está operando em sistema experimental. A gerência operacional da adutora, segundo ele, ainda não está sob responsabilidade do governo alagoano, mas sim da empreiteira.
"Vamos assumir a adutora nos próximos dias e implantar o sistema que vai acabar com o desperdício."
A redução no tempo de funcionamento das bombas elimina o excesso de água, mas deixa ainda mais ocioso o sistema de sucção de água do rio São Francisco e não altera a irregularidade no abastecimento de água das cidades locais.
"A adutora vai trabalhar com ociosidade nos primeiros 10 ou 15 anos, já que foi planejada para resolver o problema de abastecimento de água por 30 anos na região", afirmou.
(AC)

Texto Anterior: Rio de água tratada corta sertão alagoano
Próximo Texto: Prefeito constrói o 'Beach Park do sertão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.