São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água faz a região produzir durante a seca

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA

A água desperdiçada pela Adutora da Bacia Leiteira possibilitou que agricultores do sertão alagoano que possuem propriedades cortadas pelo riacho do Tanque produzissem melancia e feijão em pleno verão -a época mais seca.
Neste período do ano, a seca só mantém verde no sertão as plantações de palma -uma espécie de cacto sem espinho utilizado como alimento para o gado.
O arrendatário José Milton dos Santos, 33, fazia a primeira retirada de mato de sua plantação de quatro hectares de melancia no início do mês.
"Com esta será a minha segunda safra sem chuva, o que nunca consegui fazer antes da água da adutora passar pelo rio", afirmou.
Ele diz ter colhido em janeiro, nos mesmos quatro hectares, melancias com até 20 quilos, que a região nunca havia produzido.
"Antes de irrigar a plantação, as melancias chegavam no máximo a dois ou três quilos e eu só podia plantar em junho. Em 60 dias, colhi 70 mil quilos e faturei R$ 76 mil", disse Santos.
Cloro
O técnico agrícola e vereador Robério de Oliveira da Rocha (PFL), de Olho d'Água das Flores, não quis usar a água tratada para irrigar sua propriedade. Segundo ele, depois de três safras usando água com cloro na agricultura, a terra terá que ser recuperada, pois o cloro prejudica o solo.
Rocha acabou viabilizando sua irrigação de outra forma. Pediu à Casal (Companhia de Água e Saneamento de Alagoas) que fizesse uma ligação da tubulação da adutora com sua propriedade num ponto anterior à estação de tratamento. Assim, ele recebe a água tirada do rio São Francisco antes que ela seja tratada para o consumo humano.
Por enquanto, ele não está pagando nada pela água que recebe. A Casal só deve começar a colocar hidrantes para medir o consumo de ligações como a do vereador nas próximas semanas.
O maior orgulho do vereador são os dois aspersores com os quais faz sua irrigação, que jogam água a três metros de altura na plantação de feijão. "Dá até para se esconder na minha plantação de feijão, de tanto que a planta cresceu", afirmou Rocha.
(AC)

Texto Anterior: Prefeito constrói o 'Beach Park do sertão'
Próximo Texto: Goldman sai na frente em prévia em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.