São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercúrio gera risco à saúde em Poconé

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Um grupo de moradores de Poconé, cidade de 31.796 habitantes a 100 km de Cuiabá (MT), tem concentração de mercúrio na urina em níveis considerados "preocupantes" por especialistas.
A conclusão aparece em estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Mato Grosso, Organização Pan-Americana de Saúde, Fundação Osvaldo Cruz e empresa mineradora Metamat.
O estudo analisou de julho a novembro do ano passado 365 pessoas que vivem próximas às lojas de comércio de ouro da cidade.
O mercúrio é liberado para a atmosfera em processos de queima do ouro. Em níveis elevados no organismo, se acumula no sistema nervoso central. Pode provocar tremores, depressão e, em casos agudos, envenenamento e morte.
Os sintomas aparecem em níveis acima de 30 microgramas por litro de urina. Do grupo pesquisado, 27 pessoas apresentaram mais de dez microgramas por litro. Uma das pessoas tinha 50 microgramas, mas não desenvolveu sintomas.

Texto Anterior: AM inicia hoje educação à distância
Próximo Texto: Ela come qualquer um
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.