São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cigarro falso tem 5% da venda

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

O grande inimigo da Souza Cruz para o ano de 1996 não é uma marca de sua principal rival no país, a Philip Morris.
O vilão da empresa é sua própria marca de exportação mais famosa, o Hollywood.
A companhia está lutando contra a falsificação de seu produto, vinda da China, afirma o diretor de marketing da empresa, José de Queiroz Campos.
Segundo Campos, o volume de cigarros da marca falsificada que entra no país fica em torno de 5% do total oficialmente vendido pelo comércio.
O mercado brasileiro é avaliado pela empresa em 8 bilhões de cigarros consumidos por mês. Feitas as contas, chega-se a uma projeção de 400 milhões de cigarros falsificados que roubam, mensalmente, o faturamento dos fabricantes instalados no Brasil.
Qualidade
Um dos problemas mais graves com o cigarro falsificado, segundo o fabricante, é que ele não passa pelo controle de qualidade da Souza Cruz e acaba sendo consumido como se fosse fabricado pela empresa.
Campos diz que os importadores de cigarros falsificados compram o produto tão barato na China que conseguem um preço altamente competitivo.
"Eles colocam Hollywood no mercado brasileiro a preço de Derby", reclama.
Derby é o cigarro popular da Souza Cruz e líder do mercado brasileiro. Ele custa R$ 0,90 no varejo. O preço oficial do Hollywood é de R$ 1,35.
O diretor comercial da Souza Cruz, Milton Cabral, afirma que as falsificações e o contrabando em conjunto representam 18% do mercado brasileiro. "É o maior concorrente da Souza Cruz", diz Cabral.
Domínio
A Souza Cruz domina 82,6% do mercado oficial. O principal concorrente, a Philip Morris, tem cerca de 15%. A fabricante do Hollywood faturou R$ 5,63 bilhões no ano passado, conseguindo um lucro de R$ 192 milhões.
(FPN)

Texto Anterior: Pirataria sofisticada ameaça marcas
Próximo Texto: Ray-Ban é vendido em shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.