São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vasser vence após quebra de Ferran

Motor de brasileiro falha

DA REPORTAGEM LOCAL

Um problema no motor Honda tirou uma vitória certa de Gil de Ferran (BRA/Hall) no GP de Long Beach, quarta etapa da Indy-96.
Jimmy Vasser (EUA/Ganassi), também equipado pelo propulsor japonês, ganhou a prova e disparou na liderança do campeonato, com 67 pontos. Foi a terceira vitória de Vasser neste ano.
O brasileiro ficou desolado. Após largar na pole e liderar a prova em 100 das 105 voltas, o motor falhou.
"Não tenho o que falar. O carro estava perfeito, foi um problema repentino. Não sei exatamente o que aconteceu. Na equipe, disseram que foi uma coisa boba no motor", afirmou Ferran.
Segundo a Hall, a conexão do turbo com o propulsor se rompeu, causando perda de potência.
"Corridas são corridas e momentos como este são muito difíceis. Mas em Nazareth tem mais", completou, referindo-se à próxima etapa do campeonato, dia 28.
O brasileiro ainda conseguiu chegar na quinta colocação. À sua frente ficaram Vasser, Parker Johnstone (EUA/Comptech), Al Unser Jr. (EUA/Penske) e Paul Tracy (CAN/Penske).
Ferran agora é o quarto colocado no campeonato, com 33 pontos. Unser Jr. é o terceiro (39) e Scott Pruett (EUA/Patrick), 11º na prova de ontem, é o segundo (44).
Brigas
O GP de Long Beach foi palco de cenas de pugilato. Christian Fittipaldi e Greg Moore (CAN/Forsythe) bateram. O brasileiro agarrou o canadense pelo macacão, retirando-o do carro e o empurrou.
Na volta aos boxes, discutiu com mecânicos da Forsythe e foi multado em US$ 5 mil pela IndyCar.
"Não é porque ele é audacioso que pode fazer isso. É preciso terminar as corridas para ser um grande campeão", disse Christian.
No acidente entre os dois, uma roda sobrou para cima de Emerson Fittipaldi, danificou sua suspensão dianteira e o tirou do GP.
"Não tive como evitá-la. Ela veio na minha trajetória. Foi uma pena", declarou Emerson.
No final da prova, Mauricio Gugelmin (BRA/Pacwest), 15º colocado, foi aos boxes da Newman/Haas tirar satisfações com um antigo desafeto, Michael Andretti, que o atingira na corrida.
Houve troca de empurrões e chutes entre os mecânicos dos times. "O cara não enxerga. Não é possível. Ele me empurrou no muro de novo", disse Gugelmin.
Andretti terminou a prova em sétimo, um posto à frente de Roberto Moreno (BRA/Payton/Coyne), que fez boa corrida de recuperação após largar em 18º.
O outro brasileiro a completar a corrida foi Raul Boesel (Brahma/Green), na 16ª posição, mas com sérios problemas de freio.
André Ribeiro (BRA/Tasman) não terminou o GP. Bateu, logo no início, ao tentar passar Gugelmin. "Freei tarde e perdi aderência na curva", explicou Ribeiro.
Um início de incêndio no carro de Robby Gordon (EUA/Walker) concluiu as confusões fora da pista em Long Beach.

Texto Anterior: Propostas para Giani; Bernardinho na mira; Sollo e Cepacol
Próximo Texto: Indy tem US$ 3 mi para bater 500 Milhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.