São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Rússia retira tropas da Tchetchênia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Rússia começa hoje a retirar suas tropas da república separatista da Tchetchênia, como parte do plano de paz anunciado pelo presidente Boris Ieltsin.
Mas os russos não informam quantos soldados estão na região rebelde, nem quantos sairão.
As tropas vão ser retiradas gradualmente do território, disse Iuri Baturin, conselheiro do Kremlin (sede do governo russo).
Ele está em Grozni, capital da Tchetchênia, para supervisionar o cumprimento do plano de paz.
Segundo Baturin, só vão deixar a região os soldados que estão em áreas sob controle russo.
Ieltsin tenta solucionar o conflito na região do Cáucaso, temendo que a guerra aborte sua tentativa de reeleição na votação em junho.
Ele anunciou um plano de paz em 31 de março passado que inclui a retirada gradual das tropas e a suspensão dos combates.
Diálogo
Pelo plano de paz, Ieltsin concordou em manter conversações indiretas com Dudaiev.
"Se as tropas russas saírem amanhã (hoje), em seguida começaremos as negociações de paz", disse Vagap Tutakov, representante dos separatistas em Moscou.
A retirada vai ocorrer em três etapas até o final do ano, disse o general russo Viacheslav Tikhomirov. O militar deixou claro que a operação poderá ser suspensa se os combates nessas áreas voltarem.
"Não é apenas para mostrar, trata-se de uma retirada real das forças da Tchetchênia", disse Tikhomirov à agência russa de notícias "Itar-Tass". "Mas se a situação se complicar, a ordem é para voltar e estabilizar a situação."
Tikhomirov explicou que, nesta primeira etapa, 14 unidades e pelotões dos Ministérios da Defesa e Interior deixam a região até maio. A segunda fase ocorre antes de outubro. E a última vai depender da ausência de combates na região.
A Rússia enviou tropas à região em dezembro de 1994 para sufocar o levante separatista liderado pelo muçulmano Djokhar Dudaiev.

Próximo Texto: Bomba em hospital mata 4 no Paquistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.