São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996 |
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Falência da Fokker foi 'morte anunciada'
ERNESTO KLOTZEL
Em outubro de 1995, a Dasa havia anunciado um corte de 8.000 funcionários e o fechamento de três fábricas, tendo contabilizado um prejuízo acima de US$ 1 bilhão. Como na Fokker, os maus resultados da Dasa têm pouco a ver com a qualidade dos produtos. Eles incluem de aeronaves regionais a satélites de comunicação e sensoriamento, e de turbinas aeronáuticas à construção de componentes e montagem dos Airbus. Uma das críticas que se faz à companhia é exatamente a diversificação de sua linha de produtos, distribuídos por dezenas de locais. O colapso do mercado bélico, o dólar fraco e a concorrência cada vez maior no mercado aeronáutico tiveram uma parcela de culpa no fraco desempenho da Dasa. Não é de surpreender que os alemães se "apaixonassem" pela tradicional Fokker e seus bem-sucedidos produtos para a aviação comercial: o Fokker F-100 e o turboélice Fokker-50. Acontece que a Fokker já entrou na união com a sua saúde econômica abalada. A morte da empresa foi anunciada em 22 de janeiro ao se concretizar a intenção da Dasa de retirar o apoio financeiro. LEIA MAIS sobre a Fokker na pág. 6-11 Texto Anterior: Calles são experiência arquitetônica Próximo Texto: Empresa holandesa criou o jato regional Índice |
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