São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai número de homicídios em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Balanço da Secretaria da Segurança Pública divulgado ontem mostra que o número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) na cidade de São Paulo no último final de semana caiu 21,3% em relação ao anterior.
Desde a metade de fevereiro, quando a secretaria passou a centralizar a divulgação do número de assassinatos na cidade, foi o menor número de homicídios registrado pela polícia na capital.
Zona sul
Na zona sul da cidade, onde a Secretaria da Segurança implantou o Pisc (Programa Integrado de Segurança Comunitária), há uma semana, também foi registrado um recuo no número de assassinatos.
Foram 12 no último final de semana, contra 17 no mesmo período da semana retrasada, uma queda de 29,4%. A zona sul tem duas delegacias seccionais de polícia, a Sul e a Santo Amaro.
Na seccional de Santo Amaro, houve 11 homicídios, 1 a mais em relação ao final de semana anterior.
No entanto, a redução no número de assassinatos na região foi registrada na seccional Sul. No último final de semana houve apenas 1 homicídio, contra 7 do fim-de-semana anterior, uma queda de 85,7%.
Reclamação
Comerciantes da região abrangida pelo Pisc reclamam que o policiamento está concentrado e não aumentou a segurança das áreas periféricas da zona sul.
José Faria, dono de um bar na rua Padre Anchieta, afirma que não foi beneficiado pelo aumento de policiamento na região.
Na semana passada, seu bar foi assaltado por três homens armados, às 21h. "Eles estavam com atitude suspeita. Fiquei na esquina esperando passar um carro de polícia durante 20 minutos e nada. Depois, começaram o assalto."
Segundo Faria, foram levados perto de R$ 2.000. Um dos assaltantes foi preso por PMs. "Não podia ser diferente: os ladrões ficaram 15 minutos com a gente no banheiro, tinham jeito de iniciantes e fugiram a pé", disse.
O bar de Faria fica a 800 metros do largo 13 de Maio, local que tem sido policiado pelo 2º Batalhão de Choque. Os PMs têm circulado diariamente a pé, em grupos de até quatro policiais, apenas nas principais ruas comerciais da área.
Secretaria
A assessoria da Secretaria da Segurança Pública informou ontem que o órgão não vai se manifestar sobre o número de assassinatos no fim-de-semana e os resultados obtidos até agora pelo Pisc.

Texto Anterior: Brasil acaba teste de 'vacina' anti-HIV
Próximo Texto: Jovem morre por R$ 1.200
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.