São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blitz pró-deficientes aplica 7 intimações

DA REPORTAGEM LOCAL

O shopping center Paulista e as quatro salas de cinema do local, uma lanchonete McDonald's na avenida Paulista e o restaurante Arabia foram intimados pela prefeitura a realizar obras que facilitem o acesso de deficientes físicos.
A blitz da Comissão Integrada de Fiscalização ocorreu um dia após o fim do prazo dado pela lei 11.345/93, de abril de 93, para que locais de reunião com capacidade para mais de cem pessoas facilitem o acesso de deficientes. As principais exigências são rampas de acesso e banheiros adaptados.
Segundo Antonio Luiz de Paiva Brito, diretor do Contru (que cuida da segurança dos imóveis) e presidente da CIF, a partir de hoje a prefeitura vai começar a multar os estabelecimentos que não estejam adequados à legislação. A multa mensal é de 50 Unidades Fiscais do Município (R$ 1.974,50).
No Cine Paulista, os principais problemas, segundo Edson Passafaro, do CVI-SP (Centro de Vida Independente Paulista), organização não-governamental dos deficientes, são a existência de escadas que impedem o acesso de cadeiras de rodas às salas e a ausência de banheiros adaptados. Procuradas às 18h30, as assessorias de imprensa da Haway Filmes e do Circuito Sul não foram localizadas.
No McDonald's da avenida Paulista, só há acesso à loja por escadas, e os sanitários estão localizados no primeiro andar, onde só é possível chegar por uma escada.
A assessoria de imprensa do McDonald's também não foi localizada. O gerente da loja, Lellis Bonilha Tas, que não deu entrevistas, disse ao diretor do Contru que o local já tem projeto de adequação.
No restaurante Arabia, nos Jardins, os sanitários estão no primeiro andar. O proprietário Sergio Kuczynski disse que vai adaptar um banheiro no térreo.

Texto Anterior: Filho é único acusado da morte de advogado
Próximo Texto: Medida é a 1ª de uma série
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.