São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eduardo Lourenço ganha o Camões/96

Escritor é especialista em Pessoa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O escritor, filósofo, ensaísta e historiador português Eduardo Lourenço, 73, foi o vencedor do Prêmio Camões/96, o maior prêmio concedido hoje à produção literária em língua portuguesa, no valor de US$ 65 mil. A decisão foi tomada ontem pelo júri que se reuniu no Ministério da Cultura, em Brasília, formado por três brasileiros (Eduardo Portela, Vamireh Chacon e Affonso Romano de Sant'Anna) e três portugueses (Carlos Reis, Urbano Tavares Rodrigues e Fernando Martinho).
Lourenço é especialista na obra de Fernando Pessoa e tem se dedicado a investigar o problema do esgotamento da produção cultural contemporânea. É o autor dos livros "Tempo de Poesia", "Pessoa revisitado" entre outros.
O Prêmio Camões foi instituído em 89 e é financiado pelos governos português e brasileiro. José Saramago foi o vencedor em 95.

Texto Anterior: Curitiba apresenta trabalhos de criação
Próximo Texto: Meninas de rua debatem prostituição no SBT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.