São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"F/X 2" discute mecanismos da ilusão no cinema

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Em dia de baixa (como têm sido quase todos, esta é verdade), uma hipótese a considerar é "F/X 2 - Ilusão Fatal" (Globo, 15h20), onde o protagonista é um técnico em efeitos especiais.
Os efeitos, como se sabe, hoje são o motor da indústria em Hollywood: o setor por onde passa a linha que introduz o espectador no pleno da ilusão.
Aqui, o deslocamento dos efeitos para o mundo real propicia o desenvolvimento de um pensamento sobre o próprio cinema e a maneira como se insere na vida real.
Há exemplos de filmes que foram mais longe, como "O Substituto" (1980). Mas não é todos os dias se acerta a mão tanto quanto Richard Rush, seu diretor, naquele filme.
Em todo caso, estamos num tipo de trabalho em que a aceitação passiva do espetáculo (e dos efeitos) é substituída por uma inquietação -ainda que distante- sobre o que venha a ser o espetáculo.
(IA)

Texto Anterior: Meninas de rua debatem prostituição no SBT
Próximo Texto: Bette Davis é estrela total
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.