São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996 |
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Morre Alea, o principal cineasta cubano
INÁCIO ARAUJO
Há anos o mais importante cineasta cubano sofria de câncer e reduzira suas atividades. Por conta da doença, ele entregou a co-direção de "Morango e Chocolate", de 1994, a seu amigo e ex-assistente Juan Carlos Tabío. "Morango e Chocolate" foi indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro e tornou-se seu trabalho mais famoso. Mas sua importância não se restringe a isso. O cinema cubano emergiu como mundialmente importante nos anos 60, após a revolução que levou Fidel Castro ao poder. É nesse momento que começa a se destacar esse cineasta nascido em 11 de dezembro de 1928. Independência Após um primeiro curta-metragem feito em colaboração com o fotógrafo Nestor Almendros, nos anos 50 estudou cinema no Centro Experimental, em Roma. Voltando a Cuba, opôs-se à ditadura de Fulgencio Batista. Com a tomada do poder por Fidel, foi um dos fundadores do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica e iniciou-se no longa. A ligação com os líderes revolucionários da época deu a Gutiérrez Alea uma situação singular na cinematografia cubana. Em vez de limitar seus movimentos, a proximidade com o poder deu a ele liberdade para assumir uma posição de vanguarda tanto política e social como estética. Seu primeiro trabalho de peso, a comédia "A Morte de um Burocrata", de 1966, era um forte ataque à burocratização que já começava a se instaurar em Cuba. A mesma independência -e a vontade de mostrar vários aspectos da vida em seu país sob a revolução- estará presente em "Memórias do Subdesenvolvimento" (1968), seu trabalho seguinte. O crescimento da influência soviética, no fim dos anos 60, provoca um refluxo em seu cinema. Seu próximo trabalho a ter repercussão internacional, "A Última Ceia" (1976), refugia-se em temas históricos, perde o humor agudo e iconoclasta. O reconhecimento internacional em termos de público veio com "Morango e Chocolate". Em plena crise do regime cubano, Alea atacou o histórico preconceito contra homossexuais em seu país. Ao mesmo tempo, estabeleceu o paralelo entre o homossexual (isolado em Cuba) e a Cuba socialista (isolada após a queda da URSS). Foi o último momento em que desenvolveu as principais características de seu cinema: a originalidade, a convivência entre humor e preocupação social, independência e fidelidade ao regime cubano. Texto Anterior: CLIPE Próximo Texto: Novo disco do Barão Vermelho terá uma faixa interativa Índice |
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