São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispos discutem casamento

DO ENVIADO ESPECIAL

Dois temas considerados "polêmicos" pelos bispos serão discutidos na assembléia: o fim da possibilidade de reeleição do presidente da entidade e a separação do casamento civil do religioso.
A igreja poderá deixar de exigir o casamento civil para aqueles que querem se unir apenas no religioso. A proposta vai ser votada pelos bispos na assembléia.
D. Jayme Chemello lembra que o casamento civil "pode ser desfeito", ao contrário do religioso.
"Essa exigência está sendo discutida agora que o casamento civil se distancia do casamento religioso", afirmou Chemello.
O bispo lembra que o casamento civil "pode ser desfeito", ao contrário do religioso. "Nós não estamos em sintonia com o poder civil", disse.
Bipos da região Sul do país estão propondo o fim da possibilidade de reeleição para o presidente da CNBB. O tema deverá fazer parte da pauta de discussões.
Segundo d. Claudio Hummes, bispo de Santo André (região metropolitana de São Paulo), a possibilidade de reeleição permite que o presidente da CNBB fique no cargo por oito anos (dois mandatos).
O fato aconteceu nos últimos três mandatos na entidade. D. Luciano Mendes de Almeida foi presidente por oito anos, assim como d. Ivo Lorscheiter e d. Aloísio Lorscheider, seus antecessores. O atual presidente, d. Lucas Moreira Neves, diz não ter posição sobre o tema.

Texto Anterior: Apenas 20% dos católicos vão à igreja
Próximo Texto: Religião domina início do evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.